Com a constate evolução da tecnologia no mundo todo, os empresários precisam sempre estar acompanhando cada mudança que ocorre no mercado, e buscam aplicá-las em suas organizações a fim de aprimorar cada vez mais seus serviços e alavancar sua marca em meio à concorrência.
De acordo com uma pesquisa feita pela IDC (International Data Corporation), no Brasil, cerca de 66% das empresas já adotaram os meios da tecnologia, o principal intuito é aprimorar seus serviços, agilizar e melhorar o atendimento além de acompanhar as mudanças do mercado, para estar à frente de seus concorrentes.
Empresas dos setores industrial, consumo, vestuário, fármacos, construção civil e o setor automotivo já vem aderindo à transformação digital desde 2020, adotando aplicativos de mensagens instantâneas para gerenciar relacionamentos B2B e alavancar seus negócios.
De acordo com o Meta, quatro em cada dez empresas no Brasil, usam anúncios no Facebook e no Instagram que levam direto para um canal do WhatsApp. Esse formato de prospecção leva o consumidor direto para o WhatsApp, no qual as marcas podem iniciar conversas diretamente com o cliente e convertê-las em vendas virtuais. Os dados informam que as empresas brasileiras já colocaram 1,75 milhões de catálogos na plataforma do aplicativo, quais são acessados por mais de 13 milhões de pessoas mensalmente.
As indústrias avaliadas relatam ter adotado o c-commerce para prever uma série de dores do setor. Um deles está relacionado a problemas de abastecimento de pedidos. A solução possibilita que as empresas tenham visibilidade, em tempo real, do estoque de produtos em lojas físicas e virtuais. Além disso, melhora a experiência do cliente, criando uma abordagem omnichannel proativa para o atendimento que entende o contexto de compra do consumidor e recomenda ações personalizadas.
A pesquisa aponta que o c-commerce é uma grande vantagem para indústrias como as farmácias. Tal estratégia auxilia os proprietários de drogarias na gestão e no controle dos medicamentos que necessitam de tratamento especial no seu armazenamento e temperatura.