28/02/2024 ás 16:33:41
Deputados de Mato Grosso aprovam flexibilização da Lei do Transporte Zero para pesca de mais de 100 espécies de peixes
Economia

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação, por uma margem de 11 votos contra 7, a proposta do governo para a flexibilização da Lei do Transporte Zero. Essa medida autoriza a pesca de mais de 100 espécies de peixes nos rios do estado, com a condição de respeitar medidas e cotas previstas na lei.

As mudanças estabelecem a proibição, por um período de cinco anos, do transporte, armazenamento e comercialização de 12 espécies de peixes consideradas vulneráveis: Matrinchã, Cachara, Caparari, Dourado, Jaú, Pintado/Surubin, Piraíba, Piraputanga, Pirara, Pirarucu, Trairão e Tucunaré.

A proposta aprovada inclui permissões específicas, como a pesca para povos indígenas, originários e quilombolas, tanto para subsistência quanto para fins comerciais. O transporte de iscas vivas também é permitido, mas deverá ser regulamentado por resolução do Cepesca (Conselho Estadual de Pesca).

Além disso, a atividade da pesca profissional artesanal e a modalidade pesque e solte são autorizadas, desde que observadas as condições estabelecidas na lei, com exceção do período de defeso, que corresponde à piracema.

O projeto foi elaborado após um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), realizado no início do mês, para corrigir aspectos institucionais identificados no projeto original. O governador Mauro Mendes propôs ajustes e a ampliação da lista de espécies permitidas para pesca, mantendo a proibição daquelas em maior risco de extinção.

Segundo a legislação, o governo do estado pagará uma indenização de um salário mínimo por mês para pescadores profissionais e artesanais registrados no Repesca (Registro Estadual de Pescadores Profissionais) e no RGP (Registro Geral de Pesca), desde que comprovem residência fixa em Mato Grosso e que a pesca artesanal seja sua principal fonte de subsistência até a entrada em vigor da lei.

Fonte: Só Notícias
Escrito por: Simone Berwian