Mato Grosso será responsável por produzir quase 30% de toda safra de grãos do Brasil em 2023. É o que aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu boletim da Safra de Grãos. Os dados apresentados apontam que o Brasil deve produzir 310,9 milhões de toneladas de grãos. Desse montante, Mato Grosso vai produzir 90,897 milhões de toneladas.
O segundo maior produtor de grãos será o estado do Paraná com uma safra estimada em 45,041 milhões de toneladas, sendo acompanhado pelo Rio Grande do Sul que deve produzir 38,516 milhões de toneladas. Portanto, o estado do Centro-Oeste produzirá mais do que os estados que ocupam o segundo e terceiro lugar no ranking.
A Conab também destaca que as principais culturas de Mato Grosso, o milho e a soja foram beneficiados com o volume de chuvas em dezembro, o que favoreceu o desenvolvimento das plantas.
O plantio de milho já foi concluído, enquanto a soja começa a ser colhida, principalmente nas áreas que serão convertidas para a semeadura do algodão na sequência.